Viver bem começa com uma vida saudável

Viver bem começa com uma vida saudável

Tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol, e vida sedentária são fatores que colocam em risco sua saúde, podendo causar infarto e muitas outras doenças relacionadas ao coração.  Incluindo hábitos saudáveis no seu dia a dia, você mantém sua saúde física e mental, melhora a autoestima, ameniza os sintomas da depressão e ansiedade, reduz risco de doenças cardíacas e fortalece organismo, aumentando sua qualidade de vida.

Hábitos são condições que só você pode fornecer para o seu organismo, conscientizando-se da sua importância, adotando e mantendo-os: são eles que permitem ao seu corpo e mente fortalecerem-se para evitar e combater as doenças agindo nas suas causas, assim prevenindo, eliminando ou melhorando sintomas de forma natural, duradoura e bastante efetiva.

Escolhas alimentares que proporcionam bem-estar são simples e fáceis de seguir. Os resultados delas no dia-a-dia serão qualidade de vida, prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e câncer, além de sua satisfação pessoal. Uma dieta rica em alimentos saudáveis contribui para uma melhor qualidade de vida e previne a obesidade. Isso não significa deixar de comer todos os seus alimentos preferidos. Inclua na alimentação pelo menos 5 porções (ou 400 g) de frutas, legumes e verduras por dia. Isso não é tão difícil se você entender o que é uma porção.

Dicas para controlar o peso

  • Atenção ao tamanho das porções;
  • Quando for comer fora de casa, faça escolhas saudáveis;
  • Evite frituras e empanados;
  • Reduza o consumo de açúcares, doces, frituras, alimentos gordurosos, embutidos e enlatados;
  • Prefira carnes bovinas magras, peixes e frango sem pele;
  • Dê preferência a grãos e cereais integrais.

Estar ativo é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável. O exercício físico regular (caminhadas, ginástica, pedalar) melhora a circulação do sangue, o que ajuda o coração na sua função e evita as piores consequências dos “entupimentos” de veias e artérias: aumento de pressão, tromboses, embolias, infartos e “derrames”. Também ajuda a respirar melhor e ganhar mais músculos.

No trabalho, dê preferência as escadas em vez do elevador, faça uma caminhada diária ou ande de bicicleta.

*Para exercícios mais elaborados, consulte um profissional e siga as orientações.

Cuidar do seu sono é essencial, pois é durante o sono que seu corpo e sua mente recuperam-se do dia que passou e preparam-se para enfrentar o próximo, fixando memórias, repondo nutrientes, selecionando o que é necessário e o que precisa ser eliminado. Quem não dorme direito, portanto, está adoecendo aos poucos. Prefira dormir no escuro, em ambiente tranquilo, horas suficientes, com bom colchão e travesseiros, etc.

Também é muito importante cultivar bons pensamento, adquirir mais conhecimentos úteis (revendo/aprimorando os já adquiridos) e cuidar das suas emoções e desejos, do seu cérebro intelectual e emocional.

Quanto mais hábitos você adotar e manter, maior e melhor efeito benéfico sobre a sua saúde irá obter. Mas é claro que cada um tem seu ritmo para implementar as mudanças. O importante é realmente colocá-las em prática, mesmo que gradativamente.

Leave a comment

Receba nosso informativo

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Contato

Sede Administrativa: R. Jair Salvarani, 330 Vila Oliveira – Mogi das Cruzes/SP
Telefone: (11) 2610-9995
Horário de atendimento: 09:00 às 12:00 | 14:00 às 17:00
E-mail: [email protected]

FAÇA PARTE DE NOSSA EQUIPE
Nos envie seu currículo para [email protected]

Voltar para o topo