Escritórios abertos e estações de Trabalho compartilhadas, a visão da ergonomia

Escritórios abertos e estações de Trabalho compartilhadas, a visão da ergonomia

Atualmente nos grandes escritórios corporativos uma realidade diferente está presente para os trabalhadores, o que antes era a “sua mesa” agora é a mesa de todos, ou de qualquer pessoa que trabalhe com você.

A mudança no Layout dos escritórios se deve a diversos fatores, dois dos mais alegados são: menor custo e melhor interação entre os trabalhadores.

O primeiro ponto que falaremos será o relacionado a ergonomia física.

As estações de trabalho em si deveriam ser concebidas para o que é o conceito principal da ergonomia, adaptar o trabalho ao trabalhador. Como neste formato de escritório os trabalhadores utilizam cada um seu notebook, para terem uma postura adequada de trabalho surgem algumas necessidades:

1 – Cadeiras adequadas e ajustáveis, que tenham as seguintes características:Ajuste da altura do assento

  • Ajuste da profundidade do assento
  • Ajuste da inclinação do encosto
  • Ajuste de altura do encosto ou ajuste de altura do suporte lombar
  • Ajuste de altura do apoio para braços

2 – Suportes de altura ajustável para o notebook e teclado e mouse tradicionais, ou ainda, dock station com monitores com altura ajustável;

3 – Apoio para os pés para pessoas de baixa estatura.

Um posto de trabalho ergonomicamente bem concebido tem efeitos extremamente positivos na saúde, na concentração, na resistência e no desempenho do trabalhador.

Um ponto de importância fundamental para o sucesso de uma nova estação de trabalho está no treinamento dos trabalhadores e esclarecimento dos motivos para utilizarem os acessórios, sem isto as pessoas tendem a não utilizar e acabam em uma postura de trabalho desfavorável e de maior risco para o sistema musculoesquelético, aumentando a probabilidade do surgimento das doenças deste sistema, as LER/DORT.

Outro ponto de atenção, o ruído. Disponibilizar espaços para que se realize tele e videoconferências é importantíssimo, bem como o bom senso entre todos. Níveis de ruído elevados atrapalham a concentração e são inimigos da produtividade.

Além destes pontos, quando falamos da organização do trabalho vários aspectos positivos têm sido inseridos no trabalho por conta dos novos espaços de trabalho, flexibilidade de horário de trabalho, home office esporádico e maior facilidade de acesso às pessoas e aos superiores.

Como quase tudo na vida, as mudanças têm aspectos positivos e negativos, mas acreditamos que se feito com bom planejamento, disponibilidade de bons equipamentos e acessórios e um bom treinamento de ergonomia para os trabalhadores um escritório aberto, com estações de trabalho compartilhadas pode ser muito positivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment

Receba nosso informativo

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Contato

Sede Administrativa: R. Jair Salvarani, 330 Vila Oliveira – Mogi das Cruzes/SP
Telefone: (11) 2610-9995
Horário de atendimento: 09:00 às 12:00 | 14:00 às 17:00
E-mail: [email protected]

FAÇA PARTE DE NOSSA EQUIPE
Nos envie seu currículo para [email protected]

Voltar para o topo